quarta-feira, 19 de julho de 2017

Um apelo aos caros leitores: façam este teste!


    Os três puzzles que se seguem foram retirados de um teste de quociente de inteligência (QI) verdadeiro, i.e. usado por psicólogos profissionais. Fui buscá-los a um dos vários vídeos do Prof. Jordan Peterson, Doutorado em psicologia que lecciona na Universidade de Toronto. Em cada um dos três testes, o objectivo é substituir o ponto de interrogação pela resposta certa, que deverá ser escolhida entre todas as respostas possíveis à direita (respostas numeradas).

Para proceder a essa substituição, é necessário começar por observar a relação ou relações existentes entre os elementos do conjunto à esquerda... e depois, a partir dessas relações, deduzir a resposta certa. Cada linha horizontal do conjunto da esquerda constitui uma proposição a ter em conta no processo de raciocínio lógico necessário para encontrar a resposta.

Vou fazer o primeiro teste aqui, para que aqueles que nunca fizeram algo deste género fiquem com uma ideia de como a coisa funciona... e depois deixo os outros dois para vocês, para ver como é que se safam! 😛


Primeiro Teste:



Como eu disse acima, cada linha horizontal do conjunto à esquerda representa um proposição. Na primeira linha, temos um triângulo com três bolinhas pretas no seu interior, seguido por uma estrela com duas bolinhas pretas e um quadrado com uma bolinha preta. Esta sequência diz-nos imediatamente três coisas: (1) estamos a lidar com sequências de três elementos, (2) cada um desses elementos contém outros elementos no seu interior -as bolinhas pretas- e (3) o número desses subelementos varia -no caso da primeira linha horizontal- entre 1 e 3 bolinhas pretas.

Estas observações são confirmadas na segunda linha horizontal, onde temos agora um quadrado com duas bolinhas pretas, um triângulo com uma bolinha preta e uma estrela com três bolinhas pretas. Ou seja, uma outra sequência de três elementos... mas com ela podemos fazer quatro observações adicionais: (1) os elementos da segunda linha são os mesmos da primeira linha (triângulo, estrela e quadrado), mas (2) aparecem numa ordem diferente (quadrado, triângulo e estrela); (3) as bolinhas pretas dentro de cada elemento continuam a variar entre 1 e 3, mas (4) o número de bolinhas pretas em cada figura não é o mesmo que na linha anterior (ex.: quadrado na primeira linha tinha uma bolinha, mas o quadrado da segunda tem duas).

Ora, bem chegados agora à terceira linha, que tem o ponto de interrogação, é preciso usar as observações anteriores para deduzir qual é a resposta certa. Desde logo, percebemos rapidamente que, se as duas linhas primeiras linhas continham um quadrado, um triângulo e uma estrela, então a terceira linha também tem que ter exactamente essas três figuras, para que o 'puzzle' fique coerente. Ora, como a terceira linha já contém uma estrela e um quadrado, o terceiro elemento só pode ser um triângulo! Mas... e quanto às bolinhas pretas? É mais ou menos a mesma coisa: nas duas primeiras linhas, elas variavam entre 1 e 3... e qual é o número que está em falta na terceira linha? O dois, claramente!

Temos assim a resposta ao ponto de interrogação: a reposta certa é um triângulo com duas bolinhas pretas dentro, o que corresponde à resposta n.º5 no conjunto à direita! 😃

Viram como é fácil? Então agora, façam vocês! Vá lá, não sejam desmancha-prazeres! 😝


Segundo Teste:


Terceiro Teste:



O meu interesse neste exercício é o seguinte: estes três testes são progressivamente mais difíceis, com o primeiro a ser muito fácil, o segundo de dificuldade moderada e o terceiro de dificuldade elevada. Por aquilo que pude observar, a maioria dos comentadores do YouTube não consegue encontrar a resposta correcta para o terceiro teste. Aliás, é pior do que isso, a maioria tende a chegar a uma resposta errada. Mas como eu tenho os meus leitores em grande estima, acredito que vocês vão conseguir fazer melhor do que eles! Por isso e como dizem os danados dos comunas: "Avante, camaradas, avante"! 😂

67 comentários:

PP disse...

Caro Afonso,

É o 3 no segundo teste e o 7 no terceiro teste.

Afonso de Portugal disse...

Caro PP, não vou publicar o seu comentário para já, de forma a dar oportunidade aos outros leitores de responderem. A sua resposta ao segundo teste está correcta.

Porém, a sua resposta ao terceiro teste não está correcta. A cor do triângulo que escolheu está correcta, mas as cores das linhas não estão. Os comentadores do YouTube, em geral, também tendem para essa resposta, mas ela viola um dos padrões do conjunto à esquerda. Não posso dizer muito mais, porque senão daria demasiadas pistas aos outros leitores.

Devo dizer no entanto que o PP fez bem melhor do que eu! Eu já fiz um teste de QI validado por psicólogos há mais de 10 anos e, na altura, não fiquei nada descontente... no entanto, no caso concreto deste terceiro teste, só consegui deduzir a cor do triângulo! Não consegui encontrar relações entre as linhas... dizem que o QI se reduz com a idade, portanto, já devo ter perdido uns pontos!

CENSURADO AGAIN disse...

realmente o um é dado o dois é facil a combinação de formas cores e posição mas a ordem das cores fiquei entre 3 e 6 ja o ultimo parece ser o 3

o mais dificil é descobrir a ordem das cores no dois

se for pegadinha então errei os 2 kk

ou sou full dislexico snif

CENSURADO AGAIN disse...

não aprova minha resposta so diz se eu errei full ou metade e qual delas pra saber se sou full dislexico

CENSURADO AGAIN disse...

por favor quando der pra responder responde pois sempre quis saber se sou full dislexico e nunca tive coragem de saber ja notei que as vezes inverto letras

Pedro disse...

Segundo teste:3
Terceiro teste:3

Anónimo disse...

Ora bem, o 2* parece me bastante facil: é o 3 (se estiver errado é porque sou mesmo burro :D)

O 3* de facto á 1*vista é bastante complicado, mas pensando bem existe ali uma logica...vou apostar tambem no 3.

Ass:FdT

Afonso de Portugal disse...

Caros FdT e Pedro, muitos parabéns! Vocês acertaram em ambas as respostas! Eu sabia que os meus leitores não me iam deixar ficar mal! :)

Caro Caps, você é um paradoxo... acerta na mais difícil e hesita na mais fácil! Tente de novo, é mais fácil do que parece!... Ou será que você está falhando o teste de propósito porque tem uma estrela de David? :P

CENSURADO AGAIN disse...

falso a ultima é mais facil a outra é dificil escolher entre a 3 e 6 pois a ordem das cores tem duas alternativas que supostamente bateriam mas obvio que a resposta é uma só a forma e a combinação foi facil agora a porra da ordem das cores é foda da direita e esquerda pelo menos diz se é uma das 2 se for pelo menos fico mais aliviado kk

CENSURADO AGAIN disse...

ah ta não tinha visto que tem um padrão de cores na sequencia então é a 3 mas to com medo de errar kk

CENSURADO AGAIN disse...

não a terceira linha é a unica que o padrão foge

CENSURADO AGAIN disse...

não foge não é a 3 mesmo eu acho

CENSURADO AGAIN disse...

não tem nenhuma aba azul voltada pro outro lado nem amarela idem elas seguem a mesma direção

CENSURADO AGAIN disse...

é a 3 diz que é kk

CENSURADO AGAIN disse...

estrela de David

puta merda nem tinha percebido ve como beduinos dão azar ate nisso

CENSURADO AGAIN disse...

mas é um ideograma khazaro o simbolo de judah era outro na pilhagem do relevo romano assim como o do profeta alogeno não era cruz

CENSURADO AGAIN disse...

ha povos turanianos que tambem tem esse ideograma é turkico

CENSURADO AGAIN disse...

eu acho que é a 3 eu tava confuso com o padrão de cores mas agora ficou mais claro

Afonso de Portugal disse...

Sim, Caps, agora você acertou! :)

CENSURADO AGAIN disse...

pelo menos não sou full dislexico kk se puder responde e diz se acertei quero saber

CENSURADO AGAIN disse...

tava facil o padrão de cores é que eu acho que não prestei atenção obvio eu não consigo me focar muito as vezes desculpe encher o saco

Leitora disse...

Ah, eu adoro essas coisas!
O segundo teste seria resposta 3
E, numa primeira olhada, o terceiro teste seria resposta 3 também!
Acertei ? =\

Leitora disse...

Espera eu não tenho mais certeza d última ! =\ VOu tentar de novo !

Leitora disse...

Vou mudar minha resposta da terceira questão pra resposta 5!!
segundo teste = 3
terceiro teste = 5
Espero q ainda esteja valendo e de pra mudar :\
Eu apressei-me em responder e errei da primeira, puff

Afonso de Portugal disse...

Leitora, confirmo que você acertou na resposta ao segundo teste.

Leitora disse...

Puff,, acho que era 3 mesmo a do segundo teste! Ishi, não sei mais !

Afonso de Portugal disse...

Leitora, você tinha acertado da primeira vez! :P A sua segunda resposta viola um dos padrões do conjunto original... mas como você voltou a mudar no final, eu acho que você acertou! Parabéns! ;)

Parece que afinal eu sou o mais burro de todos nós ahahahahahah! :P

Leitora disse...

kkkk ah tá bom, é que sua resposta ao "PP" me confundiu, aí achei que talvez eu tivesse errado. Mas depois vi que não tava , rsrsr

Afonso de Portugal disse...

OK, já responderam 5 pessoas: PP, Caps, FdT, Pedro e Leitora...

Se responder mais uma pessoa, eu dou o teste por concluído e explico as soluções! :)

Armor King disse...

Para o segundo teste diria que é a escolha 3 para o terceiro teste diria que é a escolha 5.

Afonso de Portugal disse...

Caro Armor King, a sua resposta ao segundo teste está correcta.

Porém, a sua resposta ao terceiro teste não está correcta. A cor do triângulo que escolheu está correcta, mas as cores das linhas não estão, elas violam um dos padrões do conjunto à esquerda. Quer tentar de novo? :)

CENSURADO AGAIN disse...

Parece que afinal eu sou o mais burro de todos nós ahahahahahah! :P

19 de julho de 2017 às 18:45

pelo menos se mostrou honesto ao admitir

CENSURADO AGAIN disse...

Blogger Afonso de Portugal disse...
Caro Armor King, a sua resposta ao segundo teste está correcta.

Porém, a sua resposta ao terceiro teste não está correcta. A cor do triângulo que escolheu está correcta, mas as cores das linhas não estão, elas violam um dos padrões do conjunto à esquerda. Quer tentar de novo? :)

19 de julho de 2017 às 19:36

caramba essa foi a mais facil a gente so fica com insegurança de ter errado quando não tem a resposta claro a outra so foi ver depois o padrão das cores por que na linha 3 o padrão parecia menos obvio mas das combinações e formas tava facil

Armor King disse...

Estava indeciso entre o n° 3 e o n° 5 no teste 3 por isso acho que então é a resposta 3.

Afonso de Portugal disse...

Acertou, caro Armor King! :)

Bem, pessoal, vou publicar os comentários todos...

Raghnar disse...

Não lhe chegou o meu comentário anterior? Disse 3 a ambas, mas a minha ligação de internet foi abaixo e não sei se a actualização da página o comeu...

Afonso de Portugal disse...

Não, caro Raghnar, só chegou agora... parabéns, acertou!

Afonso de Portugal disse...

Para quem não quiser ler tudo desde o início, as respostas são:

Segundo teste: 3
Terceiro teste: 3



O segundo teste não era muito mais difícil do que o primeiro, pelo que toda a gente acertou... a chave era perceber que, em cada linha, temos uma peça dividida em duas partes que deslizam uma sobre a outra.


Já o terceiro teste, contrariamente ao que diz o Censurado, era mesmo o mais díficil dos três testes. Foi isso o que o Prof. Peterson disse quando o apresentou e tanto aqui no TU como no vídeo original onde fui buscar os testes, o terceiro teste foi de longe aquele em que as pessoas mais falharam.

Como todos viram, o terceiro teste consiste em três sequências de triângulos com duas linhas sobrepostas, uma horizontal e uma vertical. É bastante fácil perceber a cor do triângulo em falta, basta observar que só há três cores possíveis (preto, azul e amarelo) e depois identificar a cor em falta, que é o preto. Isto reduz o conjunto de soluções possíveis a 3, 5 e 7.

Bem mais difícil é deduzir a cor das linhas na solução certa. Para isso, é preciso perceber que cada par de linhas (horizontal e vertical) constitui uma entidade própria, i.e. as linhas não podem ser vistas isoladamente. Assim, só há três padrões possíveis: (1) amarelo sobre preto, (2) azul sobre amarelo e (3) preto sobre azul. Ora, de entre o conjunto de soluções possíveis (3, 5 e 7), apenas 3 satisfaz esta condição!

Foi giro... sou capaz de fazer isto mais vezes! :P

Raghnar disse...

O amplificador de rede fintou-me, então. Eu estava mais preocupado com o prémio de participação que o Afonso, como bom homem do seu tempo, seguramente atribuirá. Hoje estar certo ou errado é acessório, o importante é participar :)

Fiquei curioso, o Professor deu algum limite de tempo para completar o exercício? É que levei uns bons cinco minutos a completar e rever, mas curiosamente no início tinha respondido 5 à segunda proposição e só na revisão percebi que estava incorrecto. Eu até nem sou adepto destas coisas (tinha-o dito no comentário inicial), mas foi divertido!

CENSURADO AGAIN disse...

tosco que eu fui o unico que achou o segundo mais facil e foi onde a maioria se atrapalhou e eles responderam o dois mais facilmente que eu embora eles foram com certa enfase na opção errada no dois e eu estava indeciso entre a certa e a outra que tinha o mesmo padrão de forma e posição só faltava enxergar o padrão de cor

CENSURADO AGAIN disse...

contrariamente ao que diz o Censurado, era mesmo o mais díficil dos três testes.

falso continuo achando que o padrão da cor do segundo foi o mais complicado acho que não prestei atenção suficiente mas se fosse só isso a outra não parecia a mais facil

CENSURADO AGAIN disse...

não falei falso com sentido hostil mas como refutação kk pode ser que vc esteja certo pois a maioria se atrapalhou na outra

CENSURADO AGAIN disse...

o que indica que o padrão é mesmo esse que vc disse mas por que então varia assim e com predominancia do ponto de vista de vcs?os cerebros funcionam diferente?

CENSURADO AGAIN disse...


Foi giro... sou capaz de fazer isto mais vezes! :P

19 de julho de 2017 às 20:23

kk no inicio achei que ia ser chato por isso pulei o topico so me aventurei a ver quando o outro la começou o jogo dai vi que o primeiro era mesmo obvio mas o tres tambem pareceu facil o negocio é atenção e a segurança na resposta

CENSURADO AGAIN disse...

desculpe por floodar não precisa aprovar é que falei atenção kk mas se focar em algo é dificil as vezes ainda mais quando se acha que vai ser chato e ja vai com aquela ideia

CENSURADO AGAIN disse...

Eu até nem sou adepto destas coisas (tinha-o dito no comentário inicial), mas foi divertido!

19 de julho de 2017 às 20:27

tambem achei que seria chato eu nunca teria paciencia pra demorar tantos minutos mal consegui me focar no padrão de cores do 2 acho que levei dezenas de segundos sou meio afoito eu odeio isso por isso invejo o afonso ele é centrado e constante e tem foco

CENSURADO AGAIN disse...

só faltava enxergar o padrão de cor

19 de julho de 2017 às 20:28 Eliminar

que ironico logo o padrão que gosto na antropologia kk isso claro quando usam cor como eufemismo para evolutividade

Afonso de Portugal disse...

Raghnar disse...
«Eu estava mais preocupado com o prémio de participação que o Afonso, como bom homem do seu tempo, seguramente atribuirá.»

Naturalmente, caro Raghnar! Até porque os testes de QI só têm sentido como um todo, as perguntas isoladas não significam nada. Uma das coisas que um dos psicólogos que avaliou o meu teste de QI me disse é que há pessoas que saltam várias perguntas e que, mesmo asssim, acabam por fazer melhor do que outras pessoas que só saltam apenas uma ou duas. Ou seja, é geralmente mais importante acertar várias perguntas de que uma em particular, embora as perguntas mais difíceis tendam a ser mais valorizadas do que as perguntas mais fáceis.


«Fiquei curioso, o Professor deu algum limite de tempo para completar o exercício? »

Por acaso não deu, mas eu sei por experiência própria que estas coisas têm sempre um tempo limite, não para uma pergunta em particular, mas para o teste como um todo. O teste que eu fiz tinha três componentes de 15 minutos. Uma delas era muito semelhante a estes exercícios que aqui trouxe. As outras componentes eram basedas em interpretação e extracção de informação a partir de textos e resolução de problemas matemáticos.

A questão é que há dois tipos de QI: o QI fluido e o QI cristalizado. O QI fluido diz respeito à nossa capacidade de processar nova informação de uma forma lógico-dedutiva e é avaliado pelo reconhecimento de padrões, i.e. aquilo que fizemos nestes três testes. Tende a diminuir com a idade.

Já o QI cristalizado corresponde às capaciaddes adquiridas e estruturadas ao longo dos anos. Inclui capacidade de cálculo, vocabulário e conhecimento geral.

https://en.wikipedia.org/wiki/Fluid_and_crystallized_intelligence


Censurado Novamente disse...
«tosco que eu fui o unico que achou o segundo mais facil e foi onde a maioria se atrapalhou»

Isso é porque você é um génio! :P

Afonso de Portugal disse...

Censurado Novamente disse...
«não falei falso com sentido hostil mas como refutação kk pode ser que vc esteja certo pois a maioria se atrapalhou na outra»

A evidência estatística dos restulados obtidos aqui e no YouTube desmente a sua opinião! :P Além de que o próprio Prof. Peterson afirmou que o terceiro teste é mesmo o mais difícil...

Afonso de Portugal disse...

«o que indica que o padrão é mesmo esse que vc disse mas por que então varia assim e com predominancia do ponto de vista de vcs?os cerebros funcionam diferente?»

É-me difícil responder a essa pergunta não sendo psicólogo... o que eu desconfio é que o nível de cansaço e de abstracção da pessoa no momento tenha alguma influência. É possível que, se fizéssemos este teste noutro dia, você não acertasse tão rapidamente na terceira e acertasse mais rapidamente na segunda. Há pessoas que fazem vários testes de QI ao longo dos anos e nunca obtêm o mesmo valor, mas sim uma gama de valores próximos. E, mais uma vez, o QI tende a dimunuir com o passar dos anos...

PP disse...

Em verdade, eu acertei nas cores das linhas, simplesmente errei qual ficava sobreposta à outra.

Talvez tenha sido por ter acabado de acordar. :P

CENSURADO AGAIN disse...

Isso é porque você é um génio! :P

19 de julho de 2017 às 20:43

kk eu bem queria

CENSURADO AGAIN disse...

19 de julho de 2017 às 20:45

sério ainda não consigo acreditar que o 3 é mais dificil mas ok a olhar os dados de ca parece ser real

CENSURADO AGAIN disse...

É-me difícil responder a essa pergunta não sendo psicólogo... o que eu desconfio é que o nível de cansaço e de abstracção da pessoa no momento tenha alguma influência. É possível que, se fizéssemos este teste noutro dia, você não acertasse tão rapidamente na terceira e acertasse mais rapidamente na segunda. Há pessoas que fazem vários testes de QI ao longo dos anos e nunca obtêm o mesmo valor, mas sim uma gama de valores próximos. E, mais uma vez, o QI tende a dimunuir com o passar dos anos...

19 de julho de 2017 às 20:51

sim eu tambem acho pois quando vi de relance e achei que era chato e pulei o topico e nem tentei ver o que era acho que nem tava interessado e no caso do teste 2 o padrão de cores apareceu só depois de modo mais obvio mas mesmo assim não explica por que o 3 pareceu tão facil

CENSURADO AGAIN disse...

QI tende a dimunuir com o passar dos anos...

19 de julho de 2017 às 20:51

pela definição que vc deu um deles parece aumentar o menos fluido é só ver os profissionais de certa area como ficam mais espertos naquilo quanto mais decadas tem

CENSURADO AGAIN disse...

não sendo psicólogo.

kk as vezes vc parece um só não sei qual seria sua area ou varias uma fusão de terapeuta com rushton com lynn kk

CENSURADO AGAIN disse...

queria ter metade do seu foco constancia snif

Afonso de Portugal disse...

PP disse...
«Em verdade, eu acertei nas cores das linhas, simplesmente errei qual ficava sobreposta à outra.

Talvez tenha sido por ter acabado de acordar. :P
»

Eheheh... é o mais provável, eu foi ao contrário, estava a ver vídeo do Prof. Jordan à uma da manhã... a certa altira, olhei para os triângulos e disse "puta que pariu esta merda, enfia mas é o caralho dos triângulos no cu, Peterson"! LOL... Desculpe lá a linguagem, caro PP, mas foi mesmo isso que disse, de tão frustrado ter ficado! :P


Censurado Novamente disse...
«pela definição que vc deu um deles parece aumentar o menos fluido é só ver os profissionais de certa area como ficam mais espertos naquilo quanto mais decadas tem»

Sim o cristalizado aumenta ao longo da vida, a menos que você seja parasita e goste de nunac fazer nada. Já o fluido diminui, porque tem a ver com a plasticidade do cérebro, tempo reacção, reflexos, resposta sináptica, velocidade de formação de novas conexões neuronais, etc. Ou seja, o QI fluido é essencialmente biológico e inato (por isso os marxistas e guerreiros da justiça social o odeiam), enquanto o QI cristalizado é adquirido, trabalhado ao longo da vida.


«kk as vezes vc parece um só não sei qual seria sua area ou varias uma fusão de terapeuta com rushton com lynn kk»

É mesmo? Isso é bastante curioso, porque a minha formação de base é na área das ciências exactas. Eu odiava psicologia quando andava secundário. Aliás, eu só gosto mesmo de duas áreas da psicologia: a psicometria, i.e. a parte da psicologia ligada ao estudo e quantificação da inteligência e (2) o estudo estatístico das dimensões da personalidade humama. Odeio Freud, Piaget, Jung e esses teóricos todos! Ou como você costuma dizer, "Afonso e os seus números!" :P


«queria ter metade do seu foco constancia snif»

Ah! Mas você pode ter! Isso é QI cristalizado, você pode desenvolver trabalhando sua autodisciplina! :)

CENSURADO AGAIN disse...

Talvez tenha sido por ter acabado de acordar. :P

19 de julho de 2017 às 22:51

ja eu sou o inverso quando acabo de acordar acho que sou menos pior com raciocínio

CENSURADO AGAIN disse...

e goste de nunac fazer nada.

kk lembrei do nosso colega que tinha no perfil o menos possivel ele parece que gosta de tempo livre e parece ter boa habilidade pra certas coisas

CENSURADO AGAIN disse...

a psicometria, i.e. a parte da psicologia ligada ao estudo e quantificação da inteligência e (2) o estudo estatístico das dimensões da personalidade humama. Odeio Freud, Piaget, Jung e esses teóricos todos! Ou como você costuma dizer, "Afonso e os seus números!"

por isso citei lynn e rushton acertei 2-3

CENSURADO AGAIN disse...

Ah! Mas você pode ter! Isso é QI cristalizado, você pode desenvolver trabalhando sua autodisciplina! :)

19 de julho de 2017 às 23:49

kk parece que essa palavra foge de mim tenho mil vibes por hora ou dia é tenso é como viver mil vidas num dia

Ivan Baptista disse...

Bom no meu caso, acertei nos primeiros dois testes.

Já quanto ao terceiro... bom, no início a minha resposta foi o 7, mas depois tentei fazer outra vez e para alem do padrão de triângulos, depois também olhei para o padrão das linhas horizontais e colunas verticais.

No que se vê no padrão das colunas verticais são :

Três colunas amarelas, três colunas pretas, e apenas duas colunas azuis. Portanto, falta ali uma coluna azul.

Já no que se vê no padrão das linhas horizentais :

Três linhas pretas, duas amarelas e três azuis.
Falta ali uma outra linha amarela.


Entonces o resultado seria, uma figura com um triangulo preto, coluna azul e linhas amarelas.

Portanto a resposta seria a figura 3

Mas vou confessar afonso, que fiz batota neste ultimo teste :P
Como tenho o google crhome, cliquei na imagem e fiz pesquisa e o que me deu foi isto

https://image.slidesharecdn.com/dnapresentationfinal-160316221831/95/entrepreneur-dna-does-it-exist-8-638.jpg?cb=1458166809

(Answer to Question 2: 5), resposta 2 e 5 ?



Na figura 2, temos um trinagulo azul, coluna azul e traços pretos

Na figura 5, temos triangulo preto, coluna preta e traços amarelos


Nestas duas figuras, só a figura 5 é que seria a mais certa porque acertou duas vezes, triangulo preto e traços amarelos, na figura 2, só a coluna azul é que está certa :|


A resposta a este teste é muito confusa para mim :O

Confesso que demorei uma enternidade a fazer o teste porque não conclui logo á primeira, só depois de dormir um sono é que fiquei um pouco mais lúcido. Vá lá, eu até posso ser um pouco ou algo de def, mas ainda não estou totalmente(acho eu!) senil:)

Afonso de Portugal disse...

Censurado Novamente disse...
«kk lembrei do nosso colega que tinha no perfil o menos possivel ele parece que gosta de tempo livre e parece ter boa habilidade pra certas coisas»

Ele tem muita habilidade, sobretudo com as palavras. Em toda a blogosfera, só há mais duas pessoas que escrevem pelo menos tão bem quanto ele, o João do Livro das Imagens e o Lura do Grilo, embora os estilos de cada um sejam bastante diferentes.

Mas voltando ao colega, eu fiquei bastante surpreendido quando descobri que ele era gestor de uma empresa têxtil, porque sempre imaginei que uma pessoa que escrevesse tão bem como ele estivesse a trabalhar na área das humanidades. Até porque ele tem algumas tendências neomarxistas (defesa dos homossexuais, dos animais, aparente admiração por comunas como a Raquel Varela e as manas Mortágua, simpatia pelas ideias de redistribuição da riqueza, etc.)


Ivan Baptista disse...
«Três colunas amarelas, três colunas pretas, e apenas duas colunas azuis. Portanto, falta ali uma coluna azul.

Já no que se vê no padrão das linhas horizentais :

Três linhas pretas, duas amarelas e três azuis.
Falta ali uma outra linha amarela.
»

Ah! Essa é outra forma de ver a coisa... muito bem! :)


«Mas vou confessar afonso, que fiz batota neste ultimo teste :P
Como tenho o google crhome, cliquei na imagem e fiz pesquisa e o que me deu foi isto
»

Ehehheh deixa lá, Ivan, descconfio qeu você não foi o único! :P


«(Answer to Question 2: 5), resposta 2 e 5 ?»

Não, Ivan, essa nota refere-se à pergunta anterior (nº2), em que a resposta era 5. Mas essa é a pergunta nº3, em que a resposta é 3. Veja aqui:

https://fi.co/posts/entrepreneur-dna-does-it-exist


«A resposta a este teste é muito confusa para mim :O»

A resposta nº3 é a única que está certa. Você pode ver seguindo link que coloquei acima e vendo a solução no início da pergunta nº4! :)


«Confesso que demorei uma enternidade a fazer o teste porque não conclui logo á primeira, só depois de dormir um sono é que fiquei um pouco mais lúcido. Vá lá, eu até posso ser um pouco ou algo de def, mas ainda não estou totalmente(acho eu!) senil:)»

LOL! O Ivan ainda é muito novo para estar senil... mesmo os casos mais precoces de demência raramente ocorrem antes dos 40 anos!

O problema é que os exercícios de reconhecimento de padrões (inteligência fluida) requerem a análise de muitos casos para se poderem retirar conclusões válidas. Três ou quatro perguntas não chegam para concluir acerca da inteligência de niguém. É preciso fazer pelo menos uma dúzia de exercícios deste género! O motivo para isso é que, para o mesmo nível de inteligência, algumas pessoas vêm mais facilmente certos padrões do que outras. Eu, por exemplo, sei que sou bastante inteligente -tenho um teste de QI a confirmá-lo, para além de carreiras académica e profissional :P- mas não consegui resolver a pergunta do Terceiro teste da primeira vez que tentei.

Ou seja, quem quiser saber se é mesmo inteligente ou não, tem de fazer um teste de QI a sério, não apenas algumas perguntinhas online...

CENSURADO AGAIN disse...

João do Livro das Imagens e o Lura do Grilo, embora os estilos de cada um sejam bastante diferentes.

credo o historia maximus era menos pior mas ele não manteve o nivel infelizmente dai fica oscilando o lura acho sintetico em demasia mas tem assuntos so so o seu amigo joão ele tava uma tragedia mas ate que agora ta menos pior

CENSURADO AGAIN disse...

Mas voltando ao colega, eu fiquei bastante surpreendido quando descobri que ele era gestor de uma empresa têxtil, porque sempre imaginei que uma pessoa que escrevesse tão bem como ele estivesse a trabalhar na área das humanidades. Até porque ele tem algumas tendências neomarxistas (defesa dos homossexuais, dos animais, aparente admiração por comunas como a Raquel Varela e as manas Mortágua, simpatia pelas ideias de redistribuição da riqueza, etc.)

que?sempre pensei que ele fosse professor de historia

CENSURADO AGAIN disse...

esse setor tem tudo a ver com a zona de origem dele mas agora fiquei encucado então será que afinal esquece