domingo, 10 de junho de 2018

Islamistas voltam a matar em Moçambique


...e nós continuamos a importar gente deste membro vibrante da CPLP! Um muito obrigado! ao SanDisk por nos ter trazido aqui esta notícia catita:
«Um ataque de um grupo armado à aldeia de Naunde, distrito de Macomia, no norte de Moçambique, terá provocado pelo menos seis mortos durante a última madrugada [de 5 de Junho], disseram residentes na região à agência Lusa.

Trata-se de um novo ataque a povoações remotas do meio rural da província de Cabo Delgado, depois de noutras incursões, há uma semana, 10 habitantes terem sido decapitados.
No ataque desta madrugada, foram incendiadas várias casas habitadas. A maioria das pessoas conseguiu fugir, mas duas morreram queimadas, referiu um dos residentes na região à Lusa. Outras quatro pessoas morreram ao serem atacadas com catanas, já durante a fuga.
 Há fontes que referem o Al-Shabaab como o grupo islamista responsável pelos ataques.
O grupo surgiu primeiro na Somália, mas terá alastrado a Moçambique.
Segundo as mesmas fontes, foram ainda incendiadas várias barracas de comércio e dois carros de transporte colectivo. Há ainda relatos de que vários medicamentos terão sido roubados de um centro de saúde que foi também vandalizado.

(...) A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem sido alvo de ataques de grupos armados desde Outubro de 2017, causando um número indeterminado de mortes e deslocados. Um estudo divulgado em Maio, em Maputo, aponta a existência de redes de comércio ilegal na região e a movimentação de grupos radicais islâmicos, oriundos de países a norte, como algumas das raízes da violência.»

Nunca falha, onde há Islão, há confusão! E se ao Islão juntarmos "juventude", então temos confusão a dobrar! Já agora, aqui fica uma pequena curiosidade: de acordo com a Wikipédia, o Al-Shabaab ainda não é reconhecido como grupo terrorista pela (des)União Europeia, apesar de ter jurado lealdade ao Estado Islâmico!

____________

4 comentários:

Anónimo disse...

Embaixada dos EUA adverte sobre ameaça de ataques no norte de Moçambique

https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018060911430328-embaixada-eua-alerta-ataques-mocambique/

Eduardo - Brasil

Afonso de Portugal disse...

Que curioso, a América de Trump avisa os seus cidadãos, a Europa "moderna", "progressista" e "tolerante" não...

Obrigado pelo link, caro Eduardo!

Anónimo disse...

https://www.thelocal.fr/20180530/france-bans-big-screen-zones-for-world-cup-over-terror-fears
Fonte Agence France-Presse

França proíbe zonas de "écrã gigante" para a Taça do Mundo por medo do terrorismo
Data 31 de Maio de 2018
Ass. SanDisk

Afonso de Portugal disse...

Mais uma maravilha da diversidade em terras gaulesas, caro SanDisk! Obrigado pelo link!