quinta-feira, 29 de junho de 2017

CNN: 'fake news' de confiança! (4)


     Como os caros leitores devem saber -não obstante o silêncio cúmplice, criminoso e já tristemente habitual por parte dos mé(r)dia "tugas"-, um produtor e um apresentador da CNN foram apanhados a admitir que as centenas de "notícias" que, há já vários meses, tentam ligar o Presidente Trump à Rússia, não passam disso mesmo: uma grande treta, uma autêntica caça às bruxas (ou aos gambuzinos, como nós dizemos por cá) engendrada pelos pseudojornalistas da CNN, a estação de 'fake news" mais descarada de todo o planeta.

No vídeo que se segue, o supervisor de produção da CNN, John Bonifield, afirma explicitamente que a ética jornalística é um conceito "adorável", mas que não tem lugar na CNN porque, nas palavras de Bonifield, a CNN "é um negócio".  E admite  que a maioria do que se diz sobre Trump e a Rússia é treta (bullshit), não tendo a CNN sequer uma prova digna desse nome. O vídeo tem legendas em português do Brasil.




O vídeo acima é uma versão resumida do excelente trabalho levado a cabo pelo Projecto Veritas. Por isso fica aqui também a versão completa da "entrevista" de Bonifield, igualmente legendada em português do Brasil,

9 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em fake news e omissões, aqui está uma noticia que não vi nos merdia portugueses:

https://www.theguardian.com/world/2017/jun/20/van-driver-dies-crash-calais-refugees-blockade

Condutor de camião, por sinal de nacionalidade polaca, morre após emboscada de simpáticos migrantes da Eritreia numa estrada francesa.

Quem diria que no "1ºmundo" de Macron aconteciam coisas destas nas estradas.

Ass: FdT

Afonso de Portugal disse...

Pois é, caro FdT... a vida dos camionistas era uma valente pasmaceira, mas agora vieram esses enriquecedores vibrantes do terceiro-mundo para tornar o quotidiano dos condutores muito mais imprevisível e vibrante! A imigração é mesmo assim, maravilha atrás de maravilha!... Só os nacionalistas, broncos e analfabetos, é que não conseguem ver! ;)

Obrigado pelo link!

Anónimo disse...

Mas o pior é que os merdia para alem de nao noticiarem os crimes dos migrantes em calais, ainda têm a distinta lata de passar noticias, como vi eu hoje ao jantar na sic noticias, de centenas de migrantes (todos jovens e homens) da eritreia, sudao e afeganistao que ainda andam por calais, que segundo eles sao vitimas "do racismo" e sao "agredidos e roubados" durante a noite e as ong's concordam, APESAR DE NAO MOSTRAREM NENHUM CASO CONCRETO DE VIOLENCIA CONTRA ELES, nem tão pouco ninguem das ongs ter dado a cara para denunciar tais actos.
Ou seja, os jornalistas fecham reportagens sobre migrantes a atirar "postas de pescada" para o ar de forma a que a populacao tenha muita pena daqueles homens e fique a odiar supostos "racistas" que agridem os migrantes todos em calais.

É incrivel o descaramento.

Ass:FdT

Afonso de Portugal disse...

A parte que o caro FdT realçou a letra maiúscula é o mais grave no meio disto tudo. Os mé(r)dia nunca mostram provas, mas o povo engole a narrativa à mesma! É isso que me deixa mais desconcertado... há pessoas formadas, com cursos superiores, carreiras e experiência de vida suficientes para não cair na cantiga... mas caem! E caem de uma forma orgulhosa, por vezes até arrogante!

Esta palhaçada do Trump e da Rússia, por exemplo, o FdT nem imagina quantas pessoas já me chamaram "radical", "desinformado" e até "conspiracionaista" por dizer publicamente que achava tudo o que a CNN e o Washington Post publicaram é uma valente treta. Uma vez estava a falar sobre o caso com a minha namorada num restaurante aqui do Porto e tive que me zangar com o empregado que nos estava a atender, porque o palerma fez questão de se meter na conversa para defender os "jornalistas": «Ai, não podemos confiar no que lemos na internet», disse ele, sem ninguém lhe ter perguntado nada!!!

Ora, o caso dele ainda se entende, porque ele é um analfabeto funcional... o problema é que há juízes, advogados, professores e empresários que pensam exactamente como ele! O que a TV diz é sagrado e pronto, já está, engole-se a cassete e repete-se indefinidamente! E quando vêem vídeos como este, ainda são capazes de dizer que é tudo mentira e propganda de desinformação!!!

Dr. No disse...

Bom Dia:

https://algolminima.blogspot.pt/2017/06/um-bom-catolico-arrebenta-sempre-as.html

Afonso de Portugal disse...

Obrigado, caro Dr. No! Por acaso já tinha visto esse vídeo... o grande problema é que há inúmeros católicos que reprovam essa atitude. É isso que tem de mudar: Cristo tinha mesmo que dar a outra face porque o seu povo não tinha como fazer frente ao poderio do império romano. Mas nós não temos esse problema. Nós somos o império... e não temos que dar outra face nenhuma!!!

Anónimo disse...

"Ora, o caso dele ainda se entende, porque ele é um analfabeto funcional... o problema é que há juízes, advogados, professores e empresários que pensam exactamente como ele! O que a TV diz é sagrado..."

Sei bem daquilo que o caro blogueiro fala...somos 1 país de "chico-espertos" e/ou de grandes doutores e engenheiros, e no entanto, é assombrosa a forma como a maioria da população (sobretudo na faixa etária 40+ mas também malta de vintes e trintas) come tudo o que os jornaleiros dizem nas suas reportagens.

A razão pela qual gente já com bastante bagagem de vida acredita no que ouve dizer na TV como se fossem ingénuas crianças de 8 anos, é para mim difícil de identificar, mas acredito que esteja relacionada sobretudo com 2 fatores:

1- Devido á cultura da dependência da TV ser bastante forte em Portugal, e de os adultos de hoje terem nascido basicamente a ver TV de manhã á noite, as pessoas assumem que de alguma forma o que se diz na SIC, TVI etc é algo de sagradamente oficial e fidedigno. Tal ideia, eventualmente daqui a alguns vai desaparecer, pois a geração TV vai morrendo e fica a geração Internet.

2- Por algum género de "preguiça mental", as pessoas já têm tantos problemas na vida com que se preocupar que pensar muito acerca dos lobbies por trás das TV´s e sobre a qualidade dos profissionais de jornalismo torna-se absolutamente secundário, então fica mais fácil e oportuno para o cerebero aceitar o que aquelas vozes dizem como "a verdade", ainda por cima a educação e a retórica dos jornaleiros portugueses é a mesma com que a restante população foi doutrinada.

Ass: FdT

2

Anónimo disse...

"o FdT nem imagina quantas pessoas já me chamaram "radical", "desinformado" e até "conspiracionaista" por dizer publicamente que achava tudo o que a CNN e o Washington Post publicaram é uma valente treta."

Já agora por falar nisto, recordo-me que aqui há uns aninhos atrás, ainda antes dos atentados islâmicos começarem a ser um problema sério para a Europa, era bastante comum ouvir portugueses, sobretudo estudantes universitários dizer arrogantemente coisas do género "...aqueles americanos do interior são mesmo burros e ignorantes, acreditam em tudo o que diz a Fox News..."

Gostava de ver a cara dessas mesmas pessoas ao descobrir que a citadina e mui cosmopolita CNN também é um monte de tretas para burro comer :)

Ass: FdT

Afonso de Portugal disse...

FdT disse...
«somos 1 país de "chico-espertos" e/ou de grandes doutores e engenheiros, e no entanto, é assombrosa a forma como a maioria da população (sobretudo na faixa etária 40+ mas também malta de vintes e trintas) come tudo o que os jornaleiros dizem nas suas reportagens.»

É isso mesmo! Chega a ser aflitivo... sobretudo porque muitos deles, quando toca aos interesses do partido com que mais simpatizam, insurugem-se de uma forma completamente desproporcionada! Como o caro FdT bem sabe, há alguns cafés aqui no Porto que reservam uma ou duas cópias do JN para atrair clientes. Eu costumo frequentar um desses cafés para, precisamente, ler o JN de graça enquanto tomo qualquer coisa. Ora, há algumas semanas atrás, estavam lá dois idiotas -clientes habituais na casa dos 50 e muitos anos- aos berros um com o outro!... A princípio, pensei que fosse por causa do motivo habitual, o futebol. Mas não, era por causa do comentário semanal do Marques Mendes! Um deles era do PS e não gostava do que o MM tinha dito no domingo anterior... e o outro era do PSD e estava a defender o MM!!!

No entanto, no que toca à economia, ao futuro do país e ao que se passa no resto mundo, nunca vi estes dois imbecis pegarem-se um com o outro... só discutem clubes (os partidos são clubes para os portugueses), não discutem políticas, cenários e situações concretas!


«as pessoas assumem que de alguma forma o que se diz na SIC, TVI etc é algo de sagradamente oficial e fidedigno»

Epá, eu até consigo perceber essa atitude na malta com mais de 50 anos... mas os mais novos do que isso não têm desculpa! A maioria dos portugueses instruídos, ou melhor, escolarizados (não é bem a mesma coisa), tem acesso à internet há pelo menos quinze anos! Eu, por exemplo, acedo regularmente desde 1996. Não há justificação para estas pessoas andarem a dormir, a não ser -lá está- por clubite aguda!


«(...) pensar muito acerca dos lobbies por trás das TV´s e sobre a qualidade dos profissionais de jornalismo torna-se absolutamente secundário»

Isso vem ao encontro da teoria do blogueiro Caturo do blogue Gladius, que acha que muitos dos problemas da sociedade portuguesa se devem não à falta de oportunidades e escolarização, mas à falta de cultura democrática do povo português.

De facto, quem percebe o funcionamento da democracia sabe que uma das regras mais sagradas do jogo democrático é nunca acreditar cegamente em nada do que se lê nos jornais e se ouve/vê na televisão. O motivo é simples: toda a gente tem os seus interesses e viés (bias) próprios. E a liberdade de expressão faz com que venham ao de cima! Consequentemente, o dever dos cidadãos é tentar sempre ouvir os dois lados da história, mesmo que isso implique gastar tempo e paciência. Viver em liberdade tem esse preço. E é um preço bem pequeno a pagar por esse privilégio!


«(...) era bastante comum ouvir portugueses, sobretudo estudantes universitários dizer arrogantemente coisas do género "...aqueles americanos do interior são mesmo burros e ignorantes, acreditam em tudo o que diz a Fox News..."»

Ainda continua, caro FdT! E nem é preciso sair da blogosfera. O blogueiro Pedro Coimbra, do blogue Devaneios a Oriente, publica de tempos a tempos postas anti-Trump. Pior do que as postas em si, só mesmo a reacção verdadeiramente "pavloviana" dos comentadores, que se resume exactametne à atitude que o caro FdT descreveu: "o Trump foi eleito porque os americanos são uma cambada de broncos analfabetos e desmiolados, pá!"...