terça-feira, 20 de setembro de 2016

Sobre a confiança dos norte-americanos nos seus grandes mé(r)dia


      Está bem catita, esta sondagem da agência Gallup, em que os inquiridos responderam à pergunta «Em geral, quanta confiança é que deposita nos grandes média -tais como os jornais, a televisão e a rádio- no que respeita à divulgação das notícias de uma forma completa, precisa e equilibrada? -confia muito, confia razoavelmente, confia pouco ou não confia nada?»

No gráfico em baixo, pode ver-se a evolução da soma das percentagens de pessoas que responderam "confio muito" + "confio razoavelmente":


Mora da história? Nós aqui no rectângulo temos o hábito de dizer (estupidamente) que os americanos são burros. Mas esta curva a verde mostra-nos que, nos últimos 20 anos, os americanos têm ficado bem mais espertos! Não admira pois que o mulato Merdama queira ceder o controlo da internet a terceiros... é que só mesmo na internet é que podemos encontrar a outra versão da história, aquela que os grandes mé(r)dia nunca nos mostram. A internet permite-nos concluir que os grandes mé(r)dia mentem, distorcem e omitem sistematicamente informação relevante, por vezes até mesmo crucial.

Sem comentários: