quinta-feira, 9 de junho de 2016

Brexit D-14: Peter Mandelson vs. Daniel Hannan


    Faltam 14 dias para aquele que pode ser o referendo mais importante da nossa geração: o famigerado Brexit, o referendo à permanência ou saída do Reino Unido da (des)União Europeia. Já publiquei aqui no TU nove vídeos que explicam o que está em causa no Brexit:
...E tenciono publicar um novo vídeo sobre o tema todos os dias até ao "dia D", o dia 23 de Junho de 2016.

Depois de ontem termos ouvido o Nigel Farage em entrevista à Financial Times, hoje temos um pequeno debate entre o eurocrente Peter Mandelson (do esquerdalho lá do sítio) e o eurocéptico conservador e eurodeputado Daniel Hannan. Repare-se como a argumentação do Sr. Mandelson se resume a "somos mais fortes dentro da UE", enquanto a argumentação do Sr. Hannan se foca em dados concretos, em particular a estagnação do crescimento económico na Zona Euro.




Vídeo de bónus: Boris Johnson sobre a imigração para o Reino Unido

Como o vídeo anterior foi bastante curtinho, decidi incluir estoutro protagonizado por aquele que é talvez a segunda figura política mais importante entre os apoiantes do Brexit, o anterior mayor de Londres, o conservador Boris Johnson. Neste vídeo, o Sr. Johnson fala sobre o fracasso das políticas de imigração do executivo de David Cameron.



Alguns pontos interessantes da entrevista:
  • 02m15s Boris Johnson: «Aquilo que me parece escandaloso sobre os números da imigração que conhecemos hoje é que eles demonstram o fracasso do governo e de vários departamentos de estado.»
  • 03m01s Boris Johnson: «Todos os anos, 170 mil imigantes vêm para o Reino Unido, apesar de não terem qualquer tipo de contrato de trabalho!»
  • 04m32s Boris Johnson: «A pressão provocada pela imigração excessiva vê-se nos serviços públicos, nos tempos de espera nos hospitais e, em particular, nas escolas. As pessoas estão a viver tudo isto e estão a ressentir a falta de controlo.»
  • 05m45s Boris Johnson: «No sistema actual da UE, nós não podemos deportar as pessoas que abusam da sua estadia, como terroristas e criminosos.»
  • 11m06s Boris Johnson: «Se olharmos para outros países que nem sequer estão na UE, encontramos muitos casos de economias que fizeram muito melhor do que nós no que respeita à exportação de bens e de serviços para os países da UE por não estarem sujeitos à mesma regulamentação.»

3 comentários:

FireHead disse...

Já anda muita gente preocupada com a possível saída do Reino Unido da União Europeia. Pode ser que haja motivos para isso. Pode ser que possa ser (passe a redundância) o fim da União Europeia.

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=5s5wqmsVTnk

Aquele traveco ali é nojento.

G, o cigano

Afonso de Portugal disse...

FireHead disse...
«Já anda muita gente preocupada com a possível saída do Reino Unido da União Europeia. Pode ser que haja motivos para isso. Pode ser que possa ser (passe a redundância) o fim da União Europeia.»

Assim espero! :) Claro que depois ficamos com outro problema em mãos, o da ligação às ex-colónias!



G, o cigano
«Aquele traveco ali é nojento.»

Muito obrigado, caro G! Já tenho mais um vídeo para a minha rubrica do Brexit! :)