domingo, 6 de março de 2016

«O problema da Escócia é que está cheia de escoceses!»


     Hoje revi os primeiros minutos do filme "Braveheart", em que o vilão, o Rei Eduardo I de Inglaterra, brilhantemente interpretado pelo infelizmente já falecido Patrick McGoohan (1928-2009), dizia o seguinte:



«O problema da Escócia é que está cheia de escoceses. Talvez tenha chegado a altura de reinstituir um antigo costume: garantir o direito de Prima Nocte. A primeira noite! Por cada rapariga da plebe que habite as suas terras e contraia matrimónio, os nossos nobres terão direitos sexuais sobre a noite de núpcias. Se não podemos pô-los fora, vamos procriá-los fora! Isto deverá assegurar o género de lordes que queremos na Escócia, com ou sem impostos

Eu sei que o filme é, em termos de rigor histórico, um autêntico desastre. Mas este breve discurso do rei inglês é exactamente aquilo que se está a passar na Europa. Substitua-se escoceses por europeus e nobres ingleses por "refugiados" e fica-se praticamente com a mesma coisa. Ou melhor, fica-se ainda pior, porque a prima nocte passa a ser omni nocte (todas as noites).

Sem comentários: